Como um cliente acaba com um webdesign « Agile Way


7 de Dezembro de 2009

Como um cliente acaba com um webdesign

Essa semana o blog praticamente se dedicou a usabilidade e criatividade, com uma filosofia agile.

Que tal um pouco de humor sobre webdesign?

Design Hell - www.agileway.com.br

O site TheOatMeal fez uma estória (ou melhor, história, já que é baseada em fatos reais!) sobre como os clientes detonam um webdesign. Humor inteligente e real. Infelizmente.

Design Hell - www.agileway.com.brDesign Hell - www.agileway.com.brDesign Hell - www.agileway.com.brDesign Hell - www.agileway.com.brDesign Hell - www.agileway.com.brDesign Hell - www.agileway.com.brDesign Hell - www.agileway.com.brDesign Hell - www.agileway.com.br

A pergunta pertinente do fim é:

“Será que um cliente também dá palpites quando contrata um médico?”.

Veja a versão original. A HQ foi criada por Matthew Inman.



38 Comentários para “Como um cliente acaba com um webdesign”

  1. Social comments and analytics for this post…

    This post was mentioned on Twitter by andresavoigt: RT: @mabetiati: d+! “Como um cliente acaba com um layout”. http://tinyurl.com/yh33kxm | dica: @flaviosteffens…

  2. Edgard diz:

    Hehehe, gostei,
    Realmente é difícil tirar da cabeça de um cliente suas idéias mirabolantes.
    E que venham mais clientes né, afinal somos do “pessoal da informática” e que podemos fazer “quase tudo” com um computador! 😉
    Hehe, valeu galera

  3. Henrique diz:

    O problema é fazer o cliente entender que o site está pronto. Ele sempre quer por mais uma coisinha, um brilhinho aqui, uma sombrinha ali. Tudo “inha”, porque ele acha que é bem rapidinho. Mas é a vida hehe.

    Muito boa a “estória”.

  4. Haz diz:

    Hahahah! Muito bom!
    Ri demais aqui. Infelizmente, às vezes a gente tem que passar por isso.
    Ultimamente, entretanto, meus clientes tem sido muito bons. Tento identificar esse tipo de coisa logo no início.

  5. BLOGARTE diz:

    […] esse post na cara dura do site Agile Way, que vi num post no Twitter. Não sei se é pra rir ou pra chorar… Essa semana o blog […]

  6. Raw diz:

    Isso acontece todos os dias, mas cabe a nos mostrarmos o melhor caminho pro cliente, afinal de contas foi por isso que ele nos contratou… mas se mesmo assim não tiver jeito… Demita o cliente e parta para a próxima!

  7. Vinnysan diz:

    mto boa essa charge, kkkkk, nois sofre mas nois se diverte! malditos clientes malas! e quando o cliente te ameaça dizendo que o filho do tio do primo ta fazendo um curso de photoshop e que ta pensando seriamente em faze com ele pq acha q vc não tem paciencia… 🙁

  8. lennon diz:

    Temos que repensar o uso do “elefante rosa” no meio da página.

    Assim o cliente pedirá para “Só tirar esse elefante rosa, acho que não combina muito”…. huauahau

  9. Já tive DEZENAS de clientes que “refazem” o layout pelo PS, e não é só pelo PS não, tem gente que refaz no word, no paint… e por aí vai… ¬¬

    PERFEITO esse quadrinho!

  10. Não consegui ser tão divertido assim, mas segue minha visão sobre o tópico:

    http://www.otimizacaoparabuscadores.com/diretrizes-de-layout-e-criacao-para-sites/

  11. Caracas, no início da agência passamos por essa fase, mas hoje a coisa está bem diferente.

    O primeiro passo é definir quem responde pelo projeto na empresa, na sequência exclarecemos bem o briefing. Após, apresentamos e sustentamos nosso layout, sem muita abertura para alterações desnecessárias, ou de cunho pessoal.

    Dica: procure gerar um impacto no seu cliente na 1ª proposta de layout.

    Criação de site

  12. O correto é saber se posicionar como profissional. Meus clientes não conseguem dar tantas sugestões assim porque envolvemos ele em cada decisão que tomamos enquanto construímos o design do projeto.

    Se apenas agirmos passivamente diante dos projetos, fica impossível trabalhar.

    Bom post, parabéns pela tradução.

  13. Eugenio Hertz diz:

    O que vale mesmo na vida é a IMAGEM… melhor, IMPOSIÇÃO.

    O grande misterio nao é qual será a proxima ideia pra fazer um design legal, mas sim qual a coisa que voce vai ter de fazer pra ser socialmente aceito como uma celebridade no assunto.

    Se Hans Donner tivesse fazendo sites, quem iria desaprovar os modelos dele?

    Ja soube de um bom $$$ cliente que desistiu de pegar um otimo trabalho de uma agencia, apenas porque ela nao era conhecida. Preferiu entao pegar um resultado pior, porém vindo de uma mega hyper agencia super badalada.

    O negocio é procurar outro tipo de cliente. Nao esses zé ruela que acham que a opinião de um “qualquer sem conhecimento” vai impactar no desenvolvimento da imagem da empresa dele.

  14. Se fosse um prédio cairia, se fosse um paciente morreria, e no final quem assina é o profissional. Creio que pra fazer sucesso nesse ramo tem que falar não para o cliente. Porra pessoal… vocês são os profissionais, façam o cliente entender isso. Não precisa ser intolerante, mas explique calmamente que cada coisa tem sua função, e se ainda assim o cliente quiser mudar, fale pra ele pedir um site pro sobrinho da irmã da vizinha dele!!! hehehe
    PS: Muito boa a tirinha!!!!!!

  15. “www.Enter.SiteDescomplicado.com –
    Faça seu Site em 5 minutos, ou Ganhe dinheiro criando Sites!,
    Seja um Web Designer em minutos! TESTE AGORA!

  16. Certa vez, um patrão colocou a estagiária de RP, entre mim e ele, para conduzir o desenvolvimento de uma peça para mala-direta com cerca de 100.000 nomes. Ela foi pedir feedback para a turma do almoxarifado e alterou meu lay out 9 vezes…

  17. Cainã diz:

    Caramba, muito bomm HAHAHHAA é bem assim mesmo.. infelizmente..

  18. […] Como um cliente acaba com um webdesign […]

  19. Clarisse diz:

    Porque o cliente faz isso ???
    me digam ele contrata um profissional ,mas na real até ele poderia fazer qualquer coisa no front page mas não obrigar a gente a cometer tais crimes contra o bom layout

  20. Hahahaa! Pior que isso acontece mesmo! XD

  21. Haha, muito bom!!

    Se trata da realidade! Quem do meio não passa por isso?

    Sucesso a todos! Nós merecemos! .. e paciência! Rsrs.

  22. De facto é um drama que eu tanto partilho e sofro 🙁
    Convido-vos a ler a minha visão sobre o mesmo assunto

    http://www.webilidade.com/facebook/webdesign-webmarketing-adwords-clientes-humor-web/

  23. […] Peguei a tirinha traduzida do agileway. […]

  24. Roberta diz:

    Isto definitivamente acontece muito comigo. Já despedi clientes por causa disso (antes de firmar o contrato através do pagamento). O problema é quando o trabalho já está na metade do caminho e parte do pagamento já foi feito.

    Parte de ser web designer é lidar com a arte. Um artista nunca se sente bem com críticas ao seu projeto, muito menos quando outros querem modificá-lo. Eu sou muito perfeccionista e me sinto cruelmente chateada quando há clientes querendo mudar 300x o layout que faço. Sempre diz que está lindo, mas tem umas “coisinhas” pra alterar. O lance do Photoshop é realmente terrível. Pior coisa é você montar o layout e o cliente pegar e alterar o que você fez no Photoshop, paint, word… etc.

    Bom post!

  25. Sei que vai parecer redundante… 😀
    Sei que vão pensar que só quero deixar meu site registrado… huauha
    Mas foi muito bom esse post!
    Forte Abraço!

  26. Hugo Alves diz:

    Esse tipo de cliente eu dispenso!!! É o mesmo que ir doente ao médico e dizer para ele qual tipo de remédio prefere tomar!!! Sem condições!

  27. David diz:

    kkkkk. Cara, vc descreveu o lugar que eu trabalho. rs muito bom!

  28. Genial este infográfico.
    Retrata bem como funciona em alguns casos com clientes.
    Quem sabe um dia muda
    Abrass

  29. hahahaha, muito cômico, o pior que os fatos são verídicos…
    Há vida de designer não é fácil não se você não assumir o controle da situação é mostrar que você que é o especialista….. se prepara…

  30. Paulo diz:

    haha Excelente!! Os fatos são realmente veridicos.

  31. Ademir diz:

    Aconteceu uma vez comigo, depois dessa, eu simplesmente falo, NÃO … explico o por quê, e se o cliente insistir, sempre tem uma clausula nos meus contratos informando que as alterações geraram possíveis custos e prazos extras, apresento um orçamento para os ajustes, e consigo me livrar das abominações solicitadas !!

  32. Mais Mimos diz:

    Realmente esta situação ocorre e muito. Já vimos um problema semelhante e quase acabou na justiça. Acreditamos que deva existir um consenso comum entre as partes e que um contrato bem redigido evite esse tipo de desvio no projeto.

  33. Genial este infográfico.
    Muito cômico, o pior que os fatos são verídicos… Isto definitivamente já aconteceu comigo. Tem cliente que é melhor não ter.

  34. Realmente é difícil tirar da cabeça de um cliente suas idéias mirabolantes.
    E que venham mais clientes né, afinal somos do “pessoal da informática” e que podemos fazer “quase tudo” com um computador

  35. ahahaha clientes acham que sabem mais que nós é incrível!!!

Comentar