O planejamento é o fim de todo projeto « Agile Way


30 de Março de 2010

O planejamento é o fim de todo projeto

Encontrei este post muito bem humorado em um blog chamado Schauderhaft. O autor Jens Schauder faz uma crítica em forma de brincadeira sobre o excesso de planejamento em projetos.

Ele descreve o planejamento para a realização de uma tarefa: fazer café. Será que ao planejarmos todo processo, essa tarefa se torna realmente trivial? Confira.

“Você é capaz de preparar uma térmica de café? Eu acredito que sim. Pelo menos, até você tentar planejar a atividade. Aqui segue a primeira versão para se fazer café:

  • Coloque o filtro na máquina de café
  • Coloque café no filtro
  • Coloque água na máquina de café
  • Ligue a máquina de café
  • Espere até ficar pronto

Mas espere! Há uma dezena de coisas que podem dar errado com este plano. Então vamos refazê-lo mais completo e com um pouco mais de cuidado:

  1. Pergunte a todos que estão à distância do seu grito se eles ou elas querem café.
  2. Verifique se há filtro de café no local. Se não houver, saia para comprar. Se este passo levar mais de 5 minutos, então volte para o item 1.
  3. Coloque o filtro na máquina de café.
  4. Calcule a quantidade necessária de café com base nos dados coletados (recursos humanos interessados) na última ocorrência do item 1.
  5. Verifique se há a quantidade necessária de café moído. Se não, verifique se existem grãos de café disponíveis e um moedor de café à mão. Se não houver, verifique se algum vizinho possui a quantidade. Se não, saia e compre. Se este passo levar mais de 5 minutos, então volte ao item 1.
  6. Se você tiver grãos de café, então os coloque no moedor e execute até ter café moído.
  7. Coloque o café moído no filtro.
  8. Calcule a quantidade correta de água a ser usada com base nos dados coletados na última ocorrência do item 1.
  9. Coloque esta quantidade de água na máquina de café.
  10. Certifique-se que o plug de energia da máquina esteja corretamente ligado na tomada.
  11. Ligue a máquina de café.
  12. Procure no manual da máquina de café evidências de como determinar que o café está realmente pronto. Se você não encontrar o manual, baixe-o da internet. Se não encontrá-lo ainda assim, compre outra máquina de café e volte ao item 1.
  13. Aguarde pelos sintomas descritos ocorrerem e verifique se o café realmente está pronto.
  14. Siga as instruções seguintes do manual da sua máquina.

Agora sim, temos um planejamento devidamente completo e complexo. Ainda assim, vejo que muitas outras coisas podem dar errado, então precisaremos de um Processo de Garantia de Qualidade.

Cada passo deverá ser realizado por duas pessoas diferentes, cada uma bem treinada em Procedimentos de Manufatura de Café. Cada resultado gerado em cada um dos itens deve ser revisado por uma terceira pessoa. A produção de café só dará andamento quando os dois resultados estiverem no intervalo de aceitação de conformidade.

O intervalo de aceitação de conformidade será definido na fase de concepção do projeto “Manufatura de Café”, por um comitê de especialistas.

Ok, este planejamento está quase perfeito. Mas como agora envolve muitas pessoas, temos mais riscos envolvidos no projeto. Então é melhor definir um gerente de projeto para coordenar o andamento do projeto, com o devido suporte de um Escritório de Gerência de Projetos.

Devemos ainda envolver o corpo jurídico no projeto, para garantir que os contratos de aquisições e parcerias com os vizinhos e mercadinhos, para a compra dos componentes do processo, estejam devidamente nos conformes.

Opcionalmente, um químico especialista deverá ser consultado para garantir que tanto a água, o café, o filtro e o ar estejam devidamente dentro dos níveis de aceitação de poluentes e substâncias nocivas.

Enquanto todo este complexo projeto de fazer café é desencadeado, irei fazer beber uma xícara de chá. Hmm, vejamos o que eu preciso para isso…”

Texto levemente adaptado e traduzido.
Confira o original de Jens Schauder, para o seu blog Schauderhaft.



6 Comentários para “O planejamento é o fim de todo projeto”

  1. Cristiano Milioli diz:

    Excelente, mas ainda faltou coisa neste plano: antes mesmo do item 1 (saber quem quer café) é preciso fazer uma estimativa inicial de quanto pó de café, água e energia serão gastos. E para cada um dos itens descritos é preciso informar o exato minuto que será executado, por quem, e quanto tempo será gasto (com precisão de segundos).

  2. Nadia diz:

    Fazer café qq mané faz. Quero ver fazer uma nave espacial sem planejamento.

  3. Jeff diz:

    Isso me parece mais um algoritmo do que um projeto, se os projetos fossem assim teríamos que colocar itens como: ligar o computador, compilar fonte, etc…

  4. GiulianoRM diz:

    Por isso que empresa Grande não faz “café”.

    Se formos fazer o software para pequenos clientes, que sirvam pequenas quantidades de café, podemos dizer que esse procedimento é um absurdo. Mas é quem faz “café” para o Brasil todo? Gerentes de empresas não querem saber como fazer café, mas querem que o custo desse café esteja dentro dos custos da empresa para poder analisar e cortar gastos quando necessário.

    Jeff, isso faz parte do Projeto sim. Fase de Análise de Requisitos -> Definição de Cenários.

  5. […] Fonte: http://agileway.com.br/2010/03/30/o-planejamento-e-o-fim-de-todo-projeto/ […]

  6. Chuchaii diz:

    Maria, confesso que adoro tacorr presentes e para mim esta sesse3o de comente1rios e9 um presente obrigada por fazer parte ativa de tal!!!bje3o!Consuelo

Comentar