Como você se comunica com seus clientes? « Agile Way


12 de Agosto de 2010

Como você se comunica com seus clientes?

Estamos no ano de 2010. A internet hoje se tornou um meio de comunicação extremamente simples. Você encontra qualquer informação na rede. Mas mais do que isso, você tem um meio para chegar ao seu cliente de uma forma mais rápida e prática.

Mas será que os resultados são tão práticos assim?

Decidi escrever este post baseado na experiência que tive durante essa semana, aqui na Woompa.

Resolvemos entrevistar alguns clientes do setor de construção civil, no qual iremos atuar, com o intuito de entender a linguagem e as necessidades específicas deste setor.

O que eu, um cara que utiliza a internet desde 1995 fez? Enviei um email explicativo para algumas empresas selecionadas como forma de verificar a disponibilidade para a conversa. Muitas revisões no texto depois, disparei o email para as empresas.

Passa um dia. Nenhuma resposta.

Passam dois dias. Nenhuma resposta.

Passam três dias. Aflição.

Tudo indica que eles não tem o menor interesse em nos ajudar.

Decido então ligar para as empresas. Penso que o contato telefônico, neste caso, pode soar meio “tele-marketing”, mas ainda assim arrisco.

Ligo para a primeira, sou bem atendido e repassado ao responsável. Marcamos uma hora.

Ligo para a segunda, mesma coisa.

Ligo para outras duas, e ambas me passam um email pessoal para finalizarmos a conversa por ali.

Resultado prático: telefone 4×0 email.

Qual o aprendizado que podemos tirar dessa situação? Ora, em primeiro lugar, que a comunicação com os seus clientes vai depender exatamente do perfil dos seus clientes. Se você vai conversar com uma agência de comunicação, o email se mostrará um meio interessante e até preferível, por parte do cliente. Mas quando lidamos com clientes que possuem um perfil menos virtual, como as empresas de construção civil, o contato humano se torna obrigatório.

Muitos podem estar lendo este post e pensando: “Mas isso era óbvio!”. E é. Só que na correria do dia-a-dia, nós acabamos deixando isso de lado. Nos agarramos nos nossos próprios paradigmas (“todo mundo usa email”, por exemplo) e esquecemos de pensar um pouco mais.

A experiência que eu tive foi bastante reveladora. Inclusive para repensar diversas formas de tocar adiante o projeto.

E você? Alguma vez percebeu com algum cliente que a internet não foi o meio mais confiável para contato? Conte para nós sua história.

Abraços!



1 Comentário para “Como você se comunica com seus clientes?”

  1. Zed diz:

    Isto me vem a pergunta:

    Como trabalhar metodologias Ágeis com o cliente que da a seguinte descrição do sistema:

    “Eu quero um sistema de lanchonete , igual do do MAC D”.

    E depois espera que vc entregue algo de acordo com a realidade dele.

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