Como liderar e motivar sua equipe « Agile Way


26 de Junho de 2011

Como liderar e motivar sua equipe

Andava de carro pela rua, quando me deparei com um outdoor com letras garrafais contendo o título deste post. E a foto com o rosto de um “mago” da arte da liderança, professor e doutor em ciências ocultas e sábio de todas artes mágicas para liderar e motivar. Lógico, tudo isso a um custo módico próximo a mil reais para assistir durante um dia alguém falando sobre liderança e motivação.

Mas o que está errado nisso tudo?

Antes de mais nada, não acho errado você buscar um curso para aprender mais, trocar conhecimento, experiências e contatos. Se o seu real objetivo é esse, vá fundo! Isso é excelente.

Mas se você está procurando um curso desses para descobrir os “segredos” da arte da liderança e da motivação, então há alguma coisa errada.

O problema que eu vejo nisso é que as pessoas estão tornando o processo de liderar e motivar suas equipes como algo extraordinariamente mágico, onde necessitamos de especialistas para nos guiarem.

Bullshit!

Não existe nenhum mistério em liderar e motivar outras pessoas. Se você assistir 100 palestras com autores renomados e desconhecidos, você acabará chegando basicamente ao resumo:

1) Pessoas gostam de ser apreciadas e de se sentir seguras, portanto elogie um bom trabalho e dê feedback.

2) Pessoas gostam de se comunicar, então deixe-as falar e opinar.

3) Pessoas gostam de ter autonomia, portanto dê confiança.

4) Pessoas gostam de aprender, portanto deixe-as arriscar, errar e assimilar.

5) Pessoas gostam de respeito, portanto trate-as com respeito!

Pessoas, pessoas, pessoas, pessoas e pessoas. Tudo se resume a isso. Nada de softwares, planilhas, processos ou ferramentas.

Ok, talvez você encontre outras dicas aqui e ali. Mas o fato é que motivar pessoas não é uma arte, pois todos fazemos isso no dia-a-dia com nossos amigos e familiares. Somos apreciados e apreciamos todos. E isso se dá porque em quase todas situações fazemos pelo menos dois dos cinco itens.

O mesmo vale para a liderança. Não é nenhuma mágica ser um líder. Não existe segredo. Você não precisa tornar este termo como se fosse um título de cavaleiro ou coisa parecida. Se você lembrar que sua equipe é composta por pessoas e aplicar pelo menos esses 5 itens básicos, você preencherá boa parte das expectativas da maioria deles. E isso já será uma revolução para você e para eles.

Note uma coisa: o que eu falei até aqui são só obviedades. Que você mesmo sempre soube, pois sempre aplicou no seu dia-a-dia.

A diferença é que não custou nada mais do que alguns minutos.

Ag0ra, cabe a você levar estas atitudes para a sua empresa amanhã de manhã.

Sem livros, sem ciência, sem dinâmicas, sem teorias mirabolantes, sem conselhos de magos da psicologia.

Experimente. Vamos lá. Você consegue.



6 Comentários para “Como liderar e motivar sua equipe”

  1. […] Como liderar e motivar sua equipe […]

  2. leocadio pinto diz:

    adorei as dicas vou praticar sempre com a minha equipe

  3. Gostei muito do artigo,porque discorreu sobre dois temas muito interessante com muita simplicidade.Todos os dias,todas horas estamos exercendo liderança e motivando alguém e muitas vezes não percebemos.

    Um forte abraço e parabéns.

  4. […] http://agileway.com.br/2011/06/26/como-liderar-e-motivar-sua-equipe/ window.fbAsyncInit = function() { FB.init({appId: "", xfbml: true}); FB.Event.subscribe('comment.create', function(response) { }); }; (function() { var e = document.createElement('script'); e.async = true; e.src = document.location.protocol + '//connect.facebook.net/en_US/all.js'; document.getElementById('fb-root').appendChild(e); }()); […]

Comentar