Trabalhe menos « Agile Way


28 de Março de 2012

Trabalhe menos

O título deste artigo é sugestivo. Uma provocação aos workaholics.

Mas eu repito o que digo: trabalhe menos.

E vou explicar por quê.

A pressão por resultados tem nos levado a trabalhar cada vez mais. Estamos sempre correndo atrás e parece que nunca alcançamos o objetivo. Quando, por ventura, alcançamos, nem temos tempo de comemorar, pois já há outro objetivo passando correndo na nossa frente. E lá começa a correria novamente.

Dias atrás eu conversava com um engenheiro. Um cara bem pés no chão. E ele disse que a maioria dos engenheiros, quando saem da universidade, chegam no mercado de trabalho com um pensamento apenas: trabalho, trabalho e trabalho. Entram as 7h da manhã no escritório e saem as 21h. E para eles, esta é a vida como tem que ser.

Ele então questionou: o que esse cara faz para se capacitar? Como ele faz novos contatos? Como ele aprende sobre as novidades? Como ele se motiva e lida com a família se, diariamente, está seguindo a rotina infernal de trabalho, trabalho e trabalho?

Este é o ponto principal que eu queria chegar.

Quando eu digo “trabalhe menos”, estou falando que você precisa pensar em todas as outras atividades que existem e que podem ser consideradas como trabalho. Embora a grande maioria das pessoas não considere. E isso significa fazer cursos, ir a eventos, ler livros e revistas, assistir vídeos e, principalmente, descansar e ter um tempo para a família.

Isso tudo influencia no seu trabalho. E, pode ter certeza, vai ajudar bastante a você reduzir o tempo que precisa ficar no seu escritório. Que tal se ao invés de ficar 5 dias prospectando clientes desconhecidos, você fechar um negócio durante um evento? Ou então ao invés de passar meses “estruturando” uma mudança de processo, você não aprenda a realizá-lo durante um curso? Ou, melhor ainda, aquela solução que parecia impossível após você ficar 10 horas em cima, aparece logo quando você descansa o cérebro assistindo um filme junto com sua esposa/marido?

Trabalhar menos significa otimizar o seu tempo e o seu esforço. Não adianta você ficar 48 horas acordado trabalhando, pois na 12ª hora você estará rendendo absolutamente nada.

Trabalhar menos significa ter mais saúde, ter um tempo para você e sua família. Está provado que a sua vida pessoal e profissional precisam andar juntas. E sempre de bem uma com a outra.

Trabalhar menos significa … trabalhar com inteligência.

Espero que hoje, às 18h, você já esteja em casa aproveitando a sua vida.

Um abraço



4 Comentários para “Trabalhe menos”

  1. Cezar diz:

    Seu artigo me fez lembrar uma reportagem recente sobre os principais arrependimentos das pessoas que estavam no fim da vida, e adivinhe o que vem em segundo lugar? Leiam abaixo.

    http://www.guardian.co.uk/lifeandstyle/2012/feb/01/top-five-regrets-of-the-dying

  2. Tu já deve ter lido o livro do Mike Cohn, Desenvolvimento de Software com Scrum. E em uma das partes, ele relata uma pesquisa onde diz que pessoas que trabalham por 2 semanas ou mais semanas, mais que 40 horas semanais, acabam rendendo menos do que tivessem trabalhado apenas as 40 horas. Ou seja, se tu ficar 3 semanas trabalhando 48 horas semanais, na 3a semana, seu rendimento será o mesmo que 40 horas, em outras palavras, perderá 8 horas em uma semana.
    Que conclusão eu tiro disso? É tudo que tu falaste, ficar com a família, ter saúde, ler, andar de bicicleta. Tudo isso também precisa ser feito.

  3. Flávio,

    Lembro de você ter tocado neste assunto no último Woompa Cast. Eu sou bastante alinhado com seu raciocínio neste sentido e gostaria de acrescentar um ponto.
    Nós vivemos em uma cultura que valoriza demais o sobre esforço. A sociedade vê o cara que se mata e diz : “Esse é um vencedor”. Na maioria das rodas de empreendedorismo (apesar de não ser restrito a elas) o que mais se houve é: “Esteja preparado para perder muitas noites e finais de semana”. Eu poderia falar bastante sobre o assunto, mas o que eu mais queria acrescentar é que eu acho isso um absurdo.
    Você não precisa se matar para ter sucesso. Normalmente, ser feliz te leva mais fácil ao sucesso. O Jason da 37 Signals falou que o Basecamp foi criado como uma atividade que consumia 2h por dia dos sócios. Eles estudavam de dia, programavam a noite e ainda iam para as festas da faculdade. Trabalhar muito não é sinônimo de resultado (nem de empenho). E como você colocou, não é um bom meio para o fim que as pessoas buscam.

  4. Uriel diz:

    Este post foi maravilhoso! Justamente o que acho e estou precisando!

Comentar